quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Antes de criticar o programa... (Augusto Sales)





Nós, alunos do EREMPA ou de qualquer outro Erem, não nos damos muito bem com “O Programa”. A verdade é que sempre que algo não nos agrada a culpa é dos professores ou da gestão, estes por sua vez explicam que são ordens superiores, portanto o culpado é o programa, mas será que nós sabemos o bastante sobre ele para culpá-lo de algo?   
Primeiramente, o que é?
O Educação Integral é um projeto criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, com objetivo de reestruturar o ensino médio pernambucano, oferecendo jornada ampliada de ensino aos jovens pernambucanos.
Este, pauta-se pela visão da educação interdimensional como espaço privilegiado do exercício da cidadania e empenha-se no sentido de fazer do protagonismo juvenil um traço importante de sua estratégia educativa.
Por três anos, nessa escola, o jovem que quiser chegar ao mundo privilegiado do conhecimento, da pesquisa e da especialização profissional não fica na fronteira tradicional do conhecimento, memorizando fórmulas estranhas. Sua formação nessa escola propõe-se a torná-lo autônomo, solidário e produtivo.
Estudantes beneficiados:
Com a ampliação no número de escolas, o Programa Integral passou a atender 59 mil estudantes este ano. Em 2012, quando essas unidades estiverem funcionando em sua plena capacidade, serão mais de 150 mil jovens matriculados. Esses estudantes têm a oportunidade de uma formação diferenciada, pois em algumas dessas escolas o Governo inseriu a educação profissional na sua matriz curricular - o que significa oferecer aos jovens uma oportunidade de qualificação para ingressar no mundo do trabalho.
Pense, o programa não foi feito para nos *ferrar* e sim para nos ajudar, para termos a melhor das formações, para sermos “autônomos, solidários e produtivos”, para que ao enfrentarmos o mercado de trabalho, estejamos altamente preparados.
Antes de criticar, lembre-se que se hoje você tem a educação que sua escola lhe dá, é, em grande parte, graças ao programa.
(Fonte: http://www.educacao.pe.gov.br/diretorio/integral/integral.html)


Nenhum comentário:

Postar um comentário