sexta-feira, 25 de março de 2011


Sono
Em excesso pode significar sinal de doenças cardiovasculares

Dormir bastante não é garantia de organismo descansado. Quem sente sono em excesso deve ficar atento. Um estudo do Centro de Controle de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, alertou que quem dorme demais pode ter risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares.

A novidade da pesquisa, publicada na revista Sleep, é a incidência de problemas na saúde em quem passa das nove horas diárias de sono - uma frente de pesquisa que começa a ser investigada também pelos médicos brasileiros.

Na pesquisa americana, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares aumentou 1,5 vezes entre os entrevistados que dormiam nove horas ou mais por dia em relação aos que dormiam entre sete e oito horas - período recomendado para o descanso. O mesmo risco foi 2,2 vezes maior para quem dormia menos de cinco horas.

Os resultados foram ajustados para levar em conta variáveis que poderiam ter influência, como idade, sexo, raça, tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal, nível de atividade física, diabetes, hipertensão e depressão. Apneia do sono e obesidade também estão relacionados a horas de sono em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário