sábado, 12 de março de 2011

A problemática da obesidade: parte I


Número de brasileiros acima do peso cresce em 1,5% ao ano, diz pesquisa

A pesquisa, realizada em 27 capitais, registra que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o IMC acima da média.


O Brasil dos anos 70 era bem diferente, mas nós crescemos nos modernizamos e engordamos. Quem imaginaria que, nestes 40 anos um em cada dois brasileiros sofreria com o excesso de peso? A estatística inédita do Ministério da Saúde revela dados alarmantes. A cada ano cresce em 1,5% o número de brasileiros obesos e os homens aparecem em maior número que as mulheres.
O problema que antes só era enfrentado em países desenvolvidos como os EUA, líder no ranking mundial de obesidade, hoje afeta grande parte do mundo. Estudos mostram que se continuar nesse ritmo, o Brasil em poucos anos alcançará o mesmo patamar. Várias são as causas desse resultado; o brasileiro, principalmente nas grandes capitais, vem enfrentando um estilo de vida muito agitado onde lhe falta tempo para fazer boas refeições, resultado se "entope" com os chamados fast-foods, alimentos ricos em gorduras e pobres em nutrientes. Além disso, a vida corrida não os permite praticar alguma atividade física, logo acabam engordando sem perceber.
Mas não para por aí. Associado a outros fatores, como fumo e álcool, os obesos acabam desenvolvendo outras doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e até câncer!
Será que esse Brasil gordo vai conseguir diminuir os excessos e entrar em forma?
Na próxima parte, veremos o que fazer para perder peso, ganhar mísculos e abandonar a vida sedentária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário