terça-feira, 15 de março de 2011

A problemática da obesidade: final



O gordo e o magro


Ao observar a imagem acima você diria que qual dos dois é mais saudável?

Imagino que você pensou no magrinho; mas e se eu der esses perfis:


Stanley(magro) - é o famoso "magro de ruim"; detesta praticar atividades físicas, mas adora assistir a TV com uma tigela recheadas de pipoca no final de semana, além de comer muito doce ao longo da semana.


Hardy(gordo) - caminha ao menos 30 minutos todos os dias, procura inserir frutas e legumes na sua alimentação diária, apesar de não gostar muito; sofre de problemas hormonais que o impede de emagrecer.


E agora?


É claro que apesar de toda gordura em seu corpo, a pessoa obesa pode sim ser saudável. Assim como nosso personagem-exemplo, algumas pessoas sofrem de distúrbios no sistema endócrino, que os impede de perder pese, mas tendo hábitos de vida saudáveis, como praticar algum exercício físico e se alimentar de maneira correta, pode reduzir os riscos e os distúrbios provocados pela obesidade à saúde.

Na maioria dos casos, é necessário muita dedicação e força de vontade para se alcançar bons resultados, ou seja , a restauração do peso ideal e, consequentemente da saúde, mas em casos mais graves, a única saída é a cirurgia de redução de estômago.


Aí vão algumas dicas para emagrecer com saúde:



  • Garanta que metade do prato seja de salada de folhas e legumes crus; na outra parte, equilibre proteínas e carboidratos;

  • Não os light e diet como muletas. Eles podem ter menos calorias, mas você poderá se descuidar e consumir até mais que o normal;

  • Troque o refinado pelo integral, além de ter mais fibras e melhorar o trânsito intestinal, demora mais para ser ingerido e garante maior saciedade;

  • Troque a fritura por assados, refogados e grelhados;

  • Abuse de água, pois a sensação de fome pode ser um disfarce da sede;

  • Alimente-se em horários regulares e não belisque entre as refeições;

  • Não coma assistindo a TV;

  • Pratique uma atividade física diária ou pelo menos quatro vezes por semana.

Entre no link abaixo e faça sua avaliação física virtual, mas lembre-se todo tratamento para a perca de peso deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista, não saia por aí fazendo as dietas da moda ou praticando alguma atividade física sem orientação!!


http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica


Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário com a sua opinião, dúvidas e sugestões.


Até logo!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário